Blogue

Noptilus 1 na água
18 Julho 2013

Durante este dia esperávamos operar na entrada do porto de Setúbal, mas as condições atmosféricas forçaram-nos a alterar os nossos planos. O nevoeiro denso da manhã não permitia a navegação segura no canal, e por isso decidimos ficar próximos de Sesimbra para o último dia de testes.

Operador de câmara a recolher imagens dos AUV's
17 Julho 2013

A manhã do dia 17 foi dedicada a execução de várias demonstrações para as equipas de jornalistas que se juntaram a nós a bordo da Bacamarte.

Recuperação bem sucedida do AUV
16 Julho 2013

A esperança era de hoje se fazerem vários testes com os UAV's ao mesmo tempo que os AUV's operavam com o T-REX . Ao chegar à saída do canal de Setúbal por volta das 10h, o AUV Xtreme 2 foi lançado de imediato. Em simultâneo, a Wavy foi também lançada.

Lançamento Xtreme 2
15 Julho 2013

Aproveitando a calma dos ventos matinais, lançamos o X8-02 com a camera de infra-vermelhos. Isto fora do canal de Setúbal com 40 m de profundidade, a 45 minutos de viagem de Sesimbra na Bacamarte.

Frédéric Py a trabalhar
14 Julho 2013

Com as actividades semanais frenéticas a bordo da Bacamarte e na Base Naval do Alfeite à noite (e muitas vezes até tarde durante a noite), os Investigadores Responsáveis decidiram que seria sensato fazer um intervalo durante o dia.

X8 visto da Bacamarte e mergulhadora na água
13 Julho 2013

Sábado foi um dia bastante agitado para os voos dos UAV's. O AUV Noptilus fez um mapeamento sidescan perto da costa do porto de Sesimbra.

Wavy arrastada pela corrente
12 Julho 2013

Repetidas pesquisas com o sidescan e multi-beam para encontrar as embalagens e o "Oscar" para a Polícia Marítima falharam até à terceira tentativa.

Kanna and Leira testing the camera
11 Julho 2013

Quinta, 11 de Julho foi um dia cheios de eventos com uma complexa coreografia com vários veículos na água e no mar, por vezes em simultâneo. A NRP Bacamarte assemelhou-se a um centro de controlo flutuante real com actividade agitada e sem paragens.

A descarregar no cais
10 Julho 2013

Quarta-feira, 10 de Julho, a equipa de AUV's foi dividida de forma a executar diferentes tarefas no cais e mais longe da costa.

Noptilus 1
09 Julho 2013

Hoje, a equipa de UAV alcançou uma meta significativa, com suaves operações de lançamento e recupero do X8.

Páginas