Mais pesquisas; evitando o tráfego marinho e algumas falhas com os UAV's

12 Julho 2013
Wavy arrastada pela corrente
Drogue para a Wavy
Quadrado da FEUP a controloar a pesquisa no Neptus
Bencatel e Daniel Silva a trabalhar no X8
Preparação para lançamento do Dolphin
Preparação para lançamento do Dolphin
Lançamento do Dolphin
Hora de almoço
Segundo lançamento do Dolphin
AUV Dolphin na água
Alexandre da OceanScan and José Braga a recuperar o Doplhin
AUV's Dolphin, Xtreme 2, Noptilus 1
AUV's Dolphin, Xtreme 2, Noptilus 1
Daniel Silva a verificar a estabilidade do X8-02

Repetidas pesquisas com o sidescan e multi-beam para encontrar as embalagens e o "Oscar" para a Polícia Marítima falharam até à terceira tentativa. Para detectar estes alvos a velocidade do AUV Noptilus 1 diminuiu para 0.5 m/s, para obter maior resolução com mais pontos de referência e à terceira as embalagens forem encontradas. No entanto, este sucesso foi diminuído com o CPU deste AUV a reiniciar espontâneamente durante uma análise da entrada do cais de Sesimbra. O outro AUV teve o seus próprios problemas entretanto; Xtreme 2 tinha uma bússola que não estava devidamente calibrada. Por esta razão, o veículo funcionou correctamente ao executar linhas rectas; no entanto, virar sem um valor fixo de GPS à superfície e na coluna de água foi um problema. O T-REX foi activado no modo de simulação , mas quando esta terminou já era tarde de mais; o Xtreme 2 teve de ser recuperado após se desviar de vários barcos de pesca e operações de mergulho que passavam sem qualquer preocupação (e demasiado perto) do nosso navio da Marinha.

Os UAV's foram eles próprios temperamentais. Dois dos veículos (X8-00 e 01) mostraram alguma instabilidade no ar. Aparentemente as curvas à direita pareciam afectar a estabilidade da aeronave por algumas razão que se mostrou incompreensível. Testes efectuados durante a tarde numa tentativa de compreender e talvez solucionar o problema do GPS, não retornaram qualquer resultado tangível uma vez o veículo se portou bem no ar. Debugging de problemas não repetitivos já não é uma tarefa fácil; tentar fazer isto num cenário real e no mar é ainda mais difícil. Mais desafiante, o X8-02 foi lançado para voar com a camera de infra-vermelhos mas caiu à água mas depois do piloto ter tentado recuperar o avião do mergulho repentino pós lançamento.

Mais desafios; foi detectado um problema com o interface bluetooth e não respondeu a todos os comandos; os outros dois drifters, por seu lado, não mostraram qualquer problema de resposta. Como experiência, resultante da colaboração com a experiência CANON do MBARI, foi construído uma vela aquática com um simples peso-morto para a Wavy e testada com um aparelho de flutuação simples. O Pedro Calado por seu lado continuou a tentar enviar os ponto de passagem do drifter para a consola do Neptus via GSM.