Sobre

Equipa

Rapid Environment Picture (REP) é um exercício anual, que conta com o apoio da Marinha Portuguesa funcionando principalmente com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) . Até à data, o exercício focou-se em sistemas de engenharia de redes complexas. Este ano, o exercício REP (REP 13) juntou uma equipa multidisciplinar de biólogos marinhos do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) a uma equipa de engenharia da FEUP, ambos da Universidade do Porto , membros do grupo de Sistemas Autónomos de Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI), Moss Landing, California e da Marinha Portuguesa para levar a cabo uma nova experiência que liga a biologia, e engenharia de autonomia e controlo.

O exercício REP é organizado em conjunto pela Marinha de Guerra Portuguesa e pela Universidade do Porto, e tem como objetivo o teste de veículos autónomos em ambientes reais.

AUV's e UAV
X8 a voar perto da Bacamarte

No exercício de 2013 a FEUP contou com dois AUVs (o LAUV Xtreme-2 e o Noptilus-1), bem como três UAVs do recente modelo X-8. Já o MBARI participou com o seu software de inteligência artificial, T-REX, a correr a bordo dos veículos.

Para além dos veículos autónomos, foi demonstrada também a Wavy, um dispositivo desenvolvido em colaboração entre a FEUP e o Instituto Hidrográfico. Este dispositivo é deixado à deriva, enviando periodicamente a sua posição GPS, e permitindo a recolha de informação sobre correntes marítimas.

Wavy
Marcador

Foram também realizados alguns testes preliminares aos marcadores por satélite desenvolvidos pela FEUP, em parceria com o CIBIO. Estes marcadores destinam-se ao seguimento de peixes-lua, e serão utilizados numa experiência a decorrer em Maio de 2014. Nesta futura experiência, que volta a juntar a FEUP, o CIBIO e o MBARI, serão seguidos vários peixes, com o objetivo de recolher dados sobre os seus hábitos.