Quarta-feira, 10 de Julho, a equipa de AUV's foi dividida de forma a executar diferentes tarefas no cais e mais longe da costa. Numa colaboração em curso com a Polícia Marítima, a equipa no cais replicou o exercício do dia anterior, utilizando um AUV para procurar por fardos de droga simulada no fundo do porto. Num cenário desafiador como este, vários alvos possíveis foram detectados pelos sonares sidescan e multibeam do AUV; após uma análise cuidada dos dados, as embalagens foram localizadas com sucesso. Ao largo, um outro AUV executou vários exercícios numa coluna de água superior obedecendo a um padrão de io-io controlado e comandando pelo T-REX, framework de planeamento autónomo e execução do MBARI.
Depois de uma aterragem dura de manhã, os UAV's continuaram a efectuar vários voos de teste. Um bug the software detectado no primeiro dia, no X8 - 00 foi resolvido. Durante a tarde, a captação de vídeo em tempo real permitiu a detecção de uma possível frente costeira muito perto do navio. Um bote foi enviado para confirmar visualmente; a visível acumulação de sargaço e espuma foram indicadores positivos de uma frente. A indisponibilidade de um AUV com um sensor CTD (Conductividade, Temperatura e Profundidade), não permitiu uma análise precisa da zona frontal. Apesar de tudo, esta descoberta deu aso a discussão sobre o padrão de pesquisa do UAV. Para localizar uma frente, o padrão de pesquisa poderá mudar de uma espiral em torno de um ponto ou um padrão rectangular, para um padrão em "flor", executanto vários círculos com locais de passagem bem definidos. Isto poderá a hipóteses de não detecção de uma frente quando são executadas manobras paralelas a esta.
Durante o dia estiveram a bordo da Bacamarte alguns convidados interessados em vários aspectos da experiência que trouxeram um conjunto diversificado de competências. Um representante da Evologics, um produtor de modems acústicos, tem acompanhado as operações de forma a compreender de que forma o sistema DUNE funciona. Este software está integrado tanto nos AUV's como nos UAV's, e é capaz de gerir os sistemas de controlo, navegação, comunicação e sensores. Um aluno da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia está também abordo para realizar testes com uma camera de infra-vermelhos compatível com os UAV's X8; espera-se que este seja um bom teste para detectar frentes termais do ar.