Testes de sanidade e primeiro teste da Wavy

08 Julho 2013
Veículos no convés da Bacamarte
Preparação para partir
Xtreme 2
Hugo Queirós e Margarida Faria a transportar o Noptilus 1
Ricardo Bencatel a verificar as ligações do X8 - 00
Renato Caldas, João Sousa e José Pinto
Kanna Rajan, Eng Vitor Lobo e Ricardo Bencatel
Daniel Silva a preparar a catapulta
AUV's do LSTS
Bruno Loureiro e José Quadrado a colocar a antena de Wi - Fi
Centro de Controlo
AUV's do LSTS
X8 - 00 e consola de controlo manual
Ricardo Bencatel a preparar a rede de recuperação dos UAV's
Colocação dos beacons dos AUV's
Preparação para o lançamento do X8 - 00
X8 - 00
X8 - 00
X8 - 00 a passar atrás da Bacamarte
Recuperação do Noptilus 1
Transporte do Xtreme 2
João Sousa e Kanna Rajan
Ricardo Bencatel e remendar a rede de recuperação
Vista do interior da Bacamarte
Xtreme 2
Recuperação do Xtreme 2
Trabalho no convés da Bacamarte
Centro de Controlo dos veículos
Preparação para o lançamento da Wavy
Wavy na água
Preparação para o lançamento do X8 - 00
X8 - 00 a voar sobre Sesimbra
Aproximação do X8 - 00
X8 - 00 na rede de recuperação
A equipa

O dia de hoje foi dedicado a fazer testes de sanidade ao AUV's e um UAV X8 e ainda a testar a Wavy, um drifter autónomo.

A partida da Base Naval do Alfeite foi pelas 7h30, em direcção Sesimbra para embarcar a bordo da NRP Bacamarte. Após a chegada foi montado o equipamento técnico de apoio aos veículos e configuradas as redes de comunicação entre ambos, bem como a ligação à internet. O UAV X8-00 operou numa rede de 5GHz enviado imagens de vídeo em tempo real para o barco nas imediações (< 2km), enquanto que os Auv's Xtreme 2 e Noptilus 1 operaram numa rede de 2,4 Ghz, esta última verificada inicialmente à superfície em seguida por perfis de mergulho.

Uma vez a catapulta e rede de recuperação dos UAV's montadas, o X8 foi verificado e dois vôos foram efectuados.
O primeiro terminou com um aterragem a alta velocidade que danificou a rede de aterragem. A lição aprendida neste primeiro voo, permitiu uma aterragem mais suave no segundo voo durante o qual se recolheram imagens vídeo a diferentes altitudes.

Paralelamente, foram colocados 2 beacons LBL (Long base line) com um espaçamento de 300m entre si para a localização dos veículos na água e realização dos testes de sanidade dos AUV's. Após realizados os vários testes de navegação e locomoção dos veículos, testou-se também a comunicação via Iridium.
O Noptilus 1 foi utilizado para recolher dados de batimetria com Multibeam de forma a gerar um modelo 3D do fundo para a Marinha Portuguesa, um dos principais apoios desta experiência.

Durante o dia, foi ainda lançada a Wavy, drifter autónomo. Este dispositivo resulta de uma colaboração com o Instituto Hidrográfico Português (IH) e tem como objectivo a medição de correntes de superfície da costa portuguesa e o envio instantâneo de posição por SMS através de um rede de comunicação sem fios.

Mais fotos serão adicionadas brevemente.

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