Repetidas pesquisas com o sidescan e multi-beam para encontrar as embalagens e o "Oscar" para a Polícia Marítima falharam até à terceira tentativa. Para detectar estes alvos a velocidade do AUV Noptilus 1 diminuiu para 0.5 m/s, para obter maior resolução com mais pontos de referência e à terceira as embalagens forem encontradas. No entanto, este sucesso foi diminuído com o CPU deste AUV a reiniciar espontâneamente durante uma análise da entrada do cais de Sesimbra. O outro AUV teve o seus próprios problemas entretanto; Xtreme 2 tinha uma bússola que não estava devidamente calibrada. Por esta razão, o veículo funcionou correctamente ao executar linhas rectas; no entanto, virar sem um valor fixo de GPS à superfície e na coluna de água foi um problema. O T-REX foi activado no modo de simulação , mas quando esta terminou já era tarde de mais; o Xtreme 2 teve de ser recuperado após se desviar de vários barcos de pesca e operações de mergulho que passavam sem qualquer preocupação (e demasiado perto) do nosso navio da Marinha.
Os UAV's foram eles próprios temperamentais. Dois dos veículos (X8-00 e 01) mostraram alguma instabilidade no ar. Aparentemente as curvas à direita pareciam afectar a estabilidade da aeronave por algumas razão que se mostrou incompreensível. Testes efectuados durante a tarde numa tentativa de compreender e talvez solucionar o problema do GPS, não retornaram qualquer resultado tangível uma vez o veículo se portou bem no ar. Debugging de problemas não repetitivos já não é uma tarefa fácil; tentar fazer isto num cenário real e no mar é ainda mais difícil. Mais desafiante, o X8-02 foi lançado para voar com a camera de infra-vermelhos mas caiu à água mas depois do piloto ter tentado recuperar o avião do mergulho repentino pós lançamento.
Mais desafios; foi detectado um problema com o interface bluetooth e não respondeu a todos os comandos; os outros dois drifters, por seu lado, não mostraram qualquer problema de resposta. Como experiência, resultante da colaboração com a experiência CANON do MBARI, foi construído uma vela aquática com um simples peso-morto para a Wavy e testada com um aparelho de flutuação simples. O Pedro Calado por seu lado continuou a tentar enviar os ponto de passagem do drifter para a consola do Neptus via GSM.